quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Setor alavanca a cadeia econômica

IPTU: incentivo para empreendimentos deve aumentar arrecadação<br /><b>Crédito: </b> vinícius roratto
IPTU: incentivo para empreendimentos deve aumentar arrecadação
Crédito: vinícius roratto


O mercado imobiliário tem refletido em crescimento da arrecadação no município. A Prefeitura de Canoas recebeu, em 2011, R$ 72,4 milhões em Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), um aumento de 22,20% em relação a 2010. Já o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) teve um incremento de 0,70% em relação a 2010. No ano passado, entraram R$ 15,7 milhões nos cofres desse tributo.

"A construção civil é um elemento indutor da base da economia e impacta em tudo. Além da arrecadação municipal, que tem aumentado de forma expressiva com o retorno de ICMS, por exemplo, há ainda a geração de empregos, que movimenta toda a cadeia de comércio, de alimentos e de bens", avalia o secretário municipal da Fazenda, Marcos Bósio.

O retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cresceu 12% no ano passado e mais 12% neste ano, em relação a 2011, segundo dados da Secretaria. "O setor interfere na qualidade de vida das pessoas, porque melhora as condições de moradia e isso impacta na autoestima dos cidadãos. A construção ainda reconfigura a cidade", diz.

Além disso, o município alterou a legislação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para incentivar os empreendimentos imobiliários. "Aumentamos a taxação para terrenos baldios. Hoje, qualquer proprietário de um terreno baldio terá que pagar, no mínimo, o dobro do que se tivesse uma casa em cima dele. Ao mesmo tempo, isentamos o imposto, em até dois anos, para quem aprovar um projeto de construção", informa o secretário municipal da Fazenda.

Devido à implantação de políticas de incentivo direcionadas aos novos empreendimentos, a expectativa de início de aumento na arrecadação de IPTU é para longo prazo. "O aumento desse imposto não é o nosso maior objetivo, já que, se houver um empreendimento, a gente arrecada mais com outros tributos, que são mais importantes", salienta Bósio.

Tudo isso deve influenciar o Produto Interno Bruto (PIB) de Canoas. Os dados do PIB divulgados pelo município são de 2009, "mas já é possível perceber que ele será influenciado pelo setor e por outros segmentos. Percebemos um salto muito grande no mercado imobiliário em 2010 e, no ano passado, esse ritmo se manteve. Em 2012, não será diferente", aposta o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.