segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fórum traz expectativa a hotéis

Taxa média de ocupação é baixa em janeiro e fevereiro na Capital<br /><b>Crédito: </b> cláudia hörbe / divulgação / cp
Taxa média de ocupação é baixa em janeiro e fevereiro na Capital
Crédito: cláudia hörbe / divulgação / cp
 
 
A realização, no final do mês, do Fórum Social Temático em Porto Alegre e na região Metropolitana gera expectativas de incremento nas taxas de ocupação dos hotéis das cidades que receberão o evento. Na Capital, no entanto, a procura ainda é tímida. O presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), José de Jesus Santos, informou que alguns estabelecimentos de Porto Alegre registraram um tênue crescimento nas reservas para o evento do final do mês. "Realizamos uma pesquisa com 13 hotéis, que registraram procura 10% maior na comparação com o ano passado. Como as pessoas sabem que janeiro e fevereiro são períodos de baixíssima temporada em Porto Alegre, talvez deixem as reservas para a última hora", projetou. Para Santos, o desafio da Capital é se vender melhor. "Estamos entre os polos mais importantes de eventos, mas precisamos atrair turistas para o lazer, mostrar que Porto Alegre possui um Centro Histórico e o Guaíba."

O diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis, Abdon Barretto Filho, acredita que o Fórum Social Temático pode movimentar a rede hoteleira. "Entre dezembro e março, o histórico de ocupação fica abaixo de 50%. Porto Alegre tem uma experiência positiva com eventos de âmbito internacional, pois deixam um legado para a cidade. Quem participa desse tipo de atividade nos visita em outra ocasião", salientou Barretto Filho.

O gerente-geral do Hotel Deville, Nelson Garcia, confirma que os meses de janeiro e fevereiro historicamente apresentam queda na taxa média de ocupação. "Em janeiro, na melhor das hipóteses, chegamos em 50%. Para fevereiro, os números mais otimistas apontam 45% de ocupação, enquanto no restante do ano a projeção chega a 70%", informou. Garcia disse que Porto Alegre ainda não aproveita a baixa procura por quartos nos hotéis neste período do ano. "A época é propícia para promoções. Em janeiro e fevereiro, é possível trabalhar preços mais flexíveis", assinalou. A rede hoteleira da Capital possui hoje 14 mil leitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.