quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Justiça permite obras contra incêndio na Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro continua interditada para o acesso do público mas, de acordo com resolução do juiz Fernando Carlos Tomasi Diniz, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, os lacres que fecham o prédio serão removidos para que sejam feitas as obras necessárias à obtenção dos alvarás de proteção contra incêndio e o acesso da Guarda Municipal. 

No final de dezembro, foi divulgada a decisão da juíza Lílian Cristiane Siman, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, que ordenou a retomada da interdição da Usina no Gasômetro e do Sambódromo (Porto Seco). Na metade de dezembro, uma medida judicial já havia decido por lacrar o prédio, devido à falta de atendimento da legislação que determina a obrigatoriedade do Plano de Prevenção Contra Incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo nota da prefeitura, o alvará a ser fornecido pelo Corpo de Bombeiros depende apenas de acertos finais na instalação de uma bomba hídrica que aumentaria a pressão de água no último andar do prédio. A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) afirma que a empresa contratada para adequar o prédio às exigências do Corpo de Bombeiros irá drealizar os reparos necessários para garantir maior pressão de água no último andar do prédio. A internvenção acontecerá amanhã (4).

A interdição mudou os planos da festa de Réveillon tradicionalmente comemorada no local. A prefeitura mudou o local de lançamento dos fogos, que geralmente eram instalados no terraço da Usina, e neste 31 de dezembro de 2011 saíram de uma plataforma móvel no Cais do Porto, acionados por controle remoto.

Na sexta-feira (6), conforme o secretário Sergius Gonzaga, devem terminar também as adequações realizadas nos 15 hangares, popularmente chamados barracões, onde as escolas de samba produzem seus carros alegóricos e fantasias para o desfile oficial do Carnaval de Porto Alegre no Complexo Cultural do Porto Seco. Uma vez aprovadas pelos Bombeiros, as melhorias devem resultar no fim da interdição ao local, igualmente determinada pelo poder judiciário no dia 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.