sábado, 7 de janeiro de 2012

Técnicos visitam Capital para projetar revitalização da Orla

Guerreiro/Divulgação PMPA
Prefeito conversou com profissionais integram a equipe de planejamento pra a orla
Prefeito conversou com profissionais integram a equipe de planejamento pra a orla

A proposta de transformar a orla do Guaíba em um parque de lazer toma forma com a vinda de seis arquitetos do escritório do Jaime Lerner à Capital. Por quatro dias, o grupo visita diferentes pontos da cidade e reúne-se com representantes das secretarias para ouvir as ideias e entender as necessidades para a faixa que será revitalizada. Na tarde desta sexta-feira (6) o prefeito José Fortunati e o secretário Edemar Tutikian, coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais, encontraram os técnicos e trocaram informações sobre o projeto.

Segundo o prefeito, a visita dos profissionais demonstra o cuidado em reunir percepções sobre a orla, além das plantas e mapas do espaço. "Os arquitetos estão procurando se apropriar da vida de Porto Alegre e isso vai resultar em um projeto muito mais qualificado, que respeita o meio ambiente, e contempla o uso e os hábitos da população", afirmou Fortunati.

A revitalização unificada da orla será feita em cerca de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba. Esta será a primeira intervenção com recursos públicos na orla, para transformar a beira do lago em um espaço completo de lazer. A proposta da prefeitura para os 56,7 hectares de área a ser revitalizada inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações a serem criadas pelos projetistas.

O escritório de arquitetura é responsável por desenvolver o plano conceitual para o Parque Urbano da Orla do Guaíba e também os projetos executivos de arquitetura e paisagismo da primeira etapa de execução, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro.

A visita dos arquitetos Fernando Canalli, Taco Roorda, Felipe Guerra, Maria Fernanda Incote, Fábio Domingos e Luciano Suski, teve acompanhamento e assessoria de técnicos da secretaria municipal do Meio Ambiente (Smam) e do coordenador do projeto Viva o Centro, Glênio Borher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.