terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mapeamento do mobiliário urbano

Porto Alegre possui 5,5 mil paradas de ônibus, cerca de 6 mil lixeiras e vários outros equipamentos que integram o mobiliário urbano e que estão sendo estudados pela prefeitura da Capital. A partir das informações colhidas, o grupo de trabalho irá sugerir melhorias e adequações para o espaço público.

A pesquisa é realizada pelo Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE). "Estamos diagnosticando a função que os equipamentos estão cumprindo no espaço público, seu relacionamento entre a dimensão e o material utilizado, além de elementos como o design do mobiliário", explicou o coordenador adjunto do GPE, Airton Costa.

Entre os principais pontos do levantamento está um diagnóstico completo sobre a necessidade de estabelecer prazos de concessão para publicidade em paradas de ônibus, padronização de equipamentos como lixeiras, e a viabilidade econômica das concessões e a respectiva manutenção. "Atualmente os equipamentos não se comunicam. Falta uma uniformidade. Estamos fazendo o desenho de toda a cidade", explicou Costa.

Como consequência da realização deste trabalho, permanece suspensa, temporariamente, a expedição de alvarás, como para novas bancas de revista, por exemplo. "Como este tipo de equipamento influencia em todo o paisagismo, não estamos liberando novos estabelecimentos", justificou a chefe de licenciamento de atividades ambulantes da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Rosita Parmagnani.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.